O que são Redes Estruturadas?
O conceito de Redes Estruturadas é designado a redes de cabeamentos que suportam sistemas capazes de conduzir informações dentro de um edifício, como por exemplo: “dados, voz, imagem e segurança”.
É um sistema que integra vários meios de transmissão, como por exemplo: “cabos metálicos, fibra ótica e sem fio”, entre outros…E garantem uma implantação modular da rede com a respetiva capacidade de expansão programada.
A transição para as redes convergentes, faz com que seja precisa a implementação de infraestruturas da rede local [LAN], e alargada [WAN], de modo a assegurar uma melhor qualidade dos serviços nos diferentes tipos de tráfego que circulam nessas mesmas redes.
Objetivos das Redes Estruturadas
O objetivo principal do surgimento das Redes Estruturadas, foi a sua procura pela padronização das infraestruturas instaladas dentro de estabelecimentos comerciais e residenciais, de modo independente às aplicações empregadas.
O cabeamento estruturado, análogo ao sistema elétrico, proporciona ao seu utilizador a utilização de diversos equipamentos simultaneamente, de uma forma simples e organizada.
Em relação a este facto, as Redes Estruturadas, são utilizadas com muita frequência nas empresas de médio e grande porte, principalmente, pelo facto de possuírem um gigantesco número de dados a serem compartilhados sistematicamente.
Notamos que são partilhados um número de dados elevado e entendemos bem que a necessidade de sincronia entre as máquinas presentes em uma rede, para que não exista a perda de nenhum dado no processo de comunicação.
As vantagens de ter uma rede estruturada na sua empresa
Evita as Falhas de Rede – Muitos problemas de rede, são causados pela falta de um bom sistema, como por exemplo: “maus contactos, oxidação de conectores e estragos em cabos”. Pode ser evitado, se for implementada uma rede de qualidade;
Facilita a Gestão – Ou seja, após a implementação o sistema de cabeamento estruturado não fica dependente de uma equipa constante para dar atenção e cuidar do cabeamento do data center. Essa tarefa pode ser gerenciada por uma equipa com menos profissionais. Sempre que houver uma manutenção necessária, essa mesma será mais rápida e eficiente.
Maior Durabilidade à Infraestrutura – A durabilidade de um sistema com cabeamento estruturado é maior que um convencional. A vida de um, pode chegar a 25 anos. O prazo é alcançado devido à fácil manutenção, suporta o aumento da procura ao longo do tempo e segue as normas rígidas de padronização. Para finalizar, o investimento traz inúmeros benefícios para o negócio e diante dessas vantagens, torna-se um projeto literalmente obrigatório para qualquer empresa que pretenda ou deseja promover um crescimento sustentável e obter uma infraestrutura robusta, duradoura e eficiente.
Precisa de ajuda para escolher qual a melhor solução informática para o seu negocio?
Entre em contacto connosco! Clique aqui